top of page

Placas no padrão Mercosul começam a valer no Rio de Janeiro


O Detran do estado d Rio de Janeiro foi o primeiro do país a implementar as novas placas no padrão Mercosul, o modelo vem equipado com novas medidas de segurança ao usuário com a finalidade de evitar fraudes como a clonagem de veículos.

A nova placa foi oficializada nesta terça-feira, dia 11/09, durante cerimônia com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy e do governador Luiz Fernando Pezão. Sendo primeiro estado a oficializar a placa, o Rio de Janeiro sai na frente dos demais estados e do Distrito Federal, cujo o prazo para aderirem vai até o final do ano, segundo Resolução CONTRAN 729/18 em seu artigo 8º, a Placa de Identificação Veicular no padrão MERCOSUL deverá ser implementada pelos Órgãos ou Entidades Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal até o dia 1º de dezembro de 2018.

Segundo o ministro Alexandre Baldy, “Esperamos que essa nova tecnologia da placa possa encerrar, definitivamente, as fraudes e clonagens de veículos. Será um grande avanço para as polícias, que terão meios mais eficientes para o rastreamento. E conseguimos, aqui no Rio de Janeiro, implementar isso tudo e oferecer a nova placa pelo mesmo preço da atual”.

Umas das principais mudanças nas placas de identificação dos veículos é a presença de um QR Code e previsão para chip.



A troca não é obrigatória a todos os proprietários de veículos, apenas nos casos de veículos novos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas.

O novo modelo unifica o Brasil ao padrão já adotado em países como a Argentina e o Uruguai, ambos pertencentes a Mercosul.

Fonte: Site Ministério das Cidades

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Avaliação final para Cursos Especializados

Com a publicação da Resolução CONTRAN nº 789/2020 o condutor deverá fazer uma avaliação final "realizada obrigatoriamente pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal

bottom of page