top of page

Validação de certificados CENATrânsito

A partir de fevereiro de 2022 o Portal CENATrânsito passa a oferecer a possibilidade de verificar os dados mais relevantes dos seus certificados emitidos de forma on-line.


O CENATrânsito é a primeira empresa de Cursos Especializados e de Capacitação no estado Maranhão a oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes e parceiros.


Os dados informados de cada certificados são:

  • Nome completo;

  • Curso;

  • Classificação do Treinamento;

  • Número do certificado (quando a classificação for de Curso Especializado o número do certificado corresponde a "validação do órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado"¹);

  • Data de Vencimento;

  • RENACH;

  • Nome da instituição que ministrou o curso.


Todas essas informações constam nos certificados emitidos a partir desse mês. Nos certificados anteriores a fevereiro de 2022, o RENACH pode não constar nos cursos de Capacitação e data de validade não consta nos Cursos Não Regulamentados/Livres, pois não há atualização para os mesmos.


Nessa primeira etapa a validação está disponível apenas para desktop e notebook, não para smartphones. Para ter acesso a validação é necessário solicitar o acesso a página via cadastro preliminar. Será analisado o pedido e liberado caso aprovada a solicitação.


A grande sacada do CENATrânsito é possibilitar que empregadores pessoa física, CFC's, empresas privadas e órgãos e entidades públicas possam certificar a veracidade dos certificados sem onerar com autenticações em cartório ou uma viagem do certificado original o proprietário do mesmo.


Para ter acesso a validação de certificados basta acessar a página inicial do Portal CENATrânsito e no menu Certificado.


Aproveite o CENATrânsito!



¹ Conforme Resolução CONTRAN nº 789/2020




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Avaliação final para Cursos Especializados

Com a publicação da Resolução CONTRAN nº 789/2020 o condutor deverá fazer uma avaliação final "realizada obrigatoriamente pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal

bottom of page