top of page

CONTRAN libera nova regulamentação para travessia elevada de pedestre nas vias





No dia 06 de setembro o CONTRAN liberou a Resolução nº 738/18 que regulamenta o uso de travessia elevada de pedestres em vias públicas. A resolução

Revoga a Resolução 495/14 (padrão antigo conforme imagem ao lado) e traz novas informações necessárias para a implantação desse tipo de travessia e as sinalizações horizontais e verticais necessárias.

A travessia elevada de pedestres garante maior segurança na hora de atravessar a via, pois o pedestre fica em uma posição mais alta em relação à via e obriga o condutor a reduzir a velocidade do seu veículo devido à necessidade de transpor esse obstáculo. Também auxilia na mobilidade urbana, pois a pessoa cm necessidade atravessa a via na mesma altura da calçada.

A implantação da faixa elevada depende exclusivamente de autorização expressa do órgão ou entidade executivo de trânsito com circunscrição sobre a via, caso verifique-se o contrário, o infrator passa a ficar sujeito às penalidades previstas no §3°, do art. 95, do CTB:


Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

...

§ 3º O descumprimento do disposto neste artigo será punido com multa de R$ 81,35 (oitenta e um reais e trinta e cinco centavos) a R$ 488,10 (quatrocentos e oitenta e oito reais e dez centavos), independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis, além de multa diária no mesmo valor até a regularização da situação, a partir do prazo final concedido pela autoridade de trânsito, levando-se em consideração a dimensão da obra ou do evento e o prejuízo causado ao trânsito.


A faixa elevada não pode ser utilizada como dispositivo isolado, mas em conjunto com todos os tipos de sinalizações essenciais para garantir o controle da velocidade por equipamentos, alterações geométricas, a diminuição da largura da via, a imposição de circulação com trajetória sinuosa e outras, de acordo com a figura abaixo:



Fica proibida a implantação nas seguintes situações:

- Isoladamente, sem outras medidas conjuntas que garantam que os veículos se aproximem com uma velocidade segura da travessia;

- Com declividade longitudinal superior a 6%;

- Em via rural, exceto quando apresentar características de via urbana;

- Em via arterial, exceto quando justificado por estudos de engenharia;

- Em via com faixa ou pista exclusiva para ônibus;

- Em trecho de pista com mais de duas faixas de circulação, exceto em locais justificados por estudos de engenharia;

- Em pista não pavimentada ou inexistência de calçadas;

- Em curva ou situação com interferências visuais que impossibilitem visibilidade do dispositivo à distância;

- Em locais desprovidos de iluminação pública ou específica;

- Em obra de arte e nos 25 metros anteriores e posteriores a estas;

- Defronte ao portão de entrada e/ou saída de escolares;

- Defronte a guia rebaixada para entrada e saída de veículos.

A travessia elevada se bem instalada, vai garantir um trânsito mais seguro aos usuários das vias em nosso país.

5.382 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Avaliação final para Cursos Especializados

Com a publicação da Resolução CONTRAN nº 789/2020 o condutor deverá fazer uma avaliação final "realizada obrigatoriamente pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal

bottom of page